domingo, 2 de junho de 2013

Ronaldo Fenômeno, o ético. Ético?



Ronaldo Nazário, ( desculpe, mas ficar toda hora o chamando de "Fenômeno" é massante) o melhor jogador que eu já vi desfilando seu talento nos campos de futebol ( talvez Neymar o supere, mas ainda não), é agora comentarista de futebol da Rede Globo, a emissora oficial de nosso País.

Ronaldo tem também uma agência de "facilitação de negócios" (definição minha), em que agência jogadores e celebridades em geral. Entre seus agenciados três jogam na Seleção Brasileira que ele a partir de hoje ira avaliar em seus comentários para a  Globo.

Lucas, Neymar e Leandro Damião tem contratos com a 9ine sua agência e estarão em campo hoje sob seus olhares. Ronaldo já adiantou que poderá ser ainda mais severo com eles, mas ai reside sua primeira admissão de conflito de interesses. Por que ser mais severo com eles? Não bastaria apenas comentar com isenção o que está vendo se desenrolar no gramado? Se vai ser mais severo com eles é porque ele mesmo sabe, melhor que ninguém talvez, o conflito ético ao qual se colocará assim que fizer seu primeiro comentário    na cabine da TV.

Dificilmente Ronaldo falará para milhões e milhões de pessoas que estarão sintonizados na transmissão que Neymar não correspondeu ao que dele se espera caso isso aconteça, idem com Lucas, e nem deixará de se entusiasmar um pouco além da conta caso eles "comam" a bola hoje e nos jogos seguintes. Não é culpa dele, é algo humano, Ronaldo verá sua mercadoria se valorizar ou depreciar bem diante de seus olhos e ninguém assiste a um espetáculo assim de forma indiferente.

Ronaldo, em que pese a falta de instrução formal, tem inteligência aguçada e tentará de todas as formas se conter. No mínimo será um espetáculo curioso este, que se desenrolará a parte do jogo. Tanto ele quanto a globo é claro apostam na ignorância do povo Brasileiro, incapaz de julgar em sua imensa maioria, questões como essas, aceitando tudo coo correto e justo mesmo sendo claramente conflituoso. Se setores um pouco mais questionadores de nossa sociedade se levantarem para criticar sua atuação indevida nesta seara, tanto ele quanto sua nova empregadora, a Globo, darão um jeito de faze-lo parecer uma vítima da sanha perseguidora que  "setores" da mídia tem contra pessoas como ele. Assim como perseguem Lula, os mensaleiros e o ET de Varginha. Sua participação continuará firme e forte a menos que ele se revele um desastre comentando, o que é pouco provável.

Vale lembrar que mesmo sem exercer cargo remunerado Ronaldo Nazário é também integrante do COL (Comitê Organizador Local)  da Copa Do Mundo, o que para qualquer pessoa compromissada com valores éticos e  transparência nos negócios, seria motivo mais que suficiente para que  ele corresse da proposta de comentar os jogos pela TV.

O que isso tem a ver com você que está lendo e mesmo comigo que escrevo? Nada. E  tudo. Nada se achamos que ta tudo certo, que vale qualquer zona no mundo de hoje e nada mudará mesmo. Tudo, como eu, você partilha da crença que só uma mobilização séria e constante pode mudar pequenos e grandes padrões das sacanagens produzidas em série em nosso País.

Ronaldo Nazário foi um gênio com a bola nos pés. Exemplo de superação, exemplo de coragem, raça e ousadia. Mas infelizmente como empresário deixa a desejar e  perde a chance de "fechar" com uma parcela da população que clama por mudanças, que ainda acredita que podemos ser mais justos como sociedade e fazer valer o bem estar para mais e mais pessoas. Ronaldo, infelizmente "fechou" com aquela parte que quer "bons negócios" apenas para si mesmo e meia dúzia de apaniguados. Triste!

 É isso

Ouvindo: J. Cash

Um comentário:

Anônimo disse...

Algumas coisas são engraçadas em você, (apesar de não sorrir bem sabemos por quê). Esta sempre pronto a apontadar e criticar as pessoas, no entanto, como é triste se esforçar nas fotos pra não mostrar os dentes... (ecaaa) Mas abrir o verbo para criticar os outros você capricha, dá um sorrisinho dá? Vá ao dentista e conserta essa sua boca, já que a mente me parece caso perdido!