quinta-feira, 23 de maio de 2013

Facebook empresa de capital aberto


Quando penso que as pessoas são idiotas o suficiente elas se superam! É  impressionante! Eu penso que as pessoas vão parar com a ridícula corrente pedindo para que se coloque o mouse sobre o perfil de alguém e blá, blá, blá porque o Facebook se tornou uma empresa de capital aberto e conteúdo do seu perfil pode ser visto por todos. Vamos aos fatos:

Em primeiro lugar vamos ser claros quanto ao que é uma empresa de capital aberto. Sem rebuscar muito pois sei que idiotas leem aqui também ainda que só pra criticar, uma empresa de Capital Aberto é uma empresa a qual tem suas ações negociadas em bolsa de valores permitindo que qualquer pessoa seja sua acionista e caso tenha um número considerável de ações ( no caso do Facebook teria que ser um número gigantesco) possa influir nos destinos da mesma.

Bancos em sua maioria tem o capital aberto. Seguradoras. Empresas de telefonia. Até mesmo imobiliárias e hospitais tem capital aberto hoje em dia. Essas empresas, seja aqui, seja no exterior são empresas sujeitas a uma regulamentação muito forte e rígida e controles muito maiores do que por exemplos empresas familiares ou de um dono só que não tenham ações em bolsa. Exatamente por oferecerem a chance de qualquer pessoa investir seu dinheiro nelas, são fiscalizadas de forma periódica e muitas vezes multadas quando irregularidades são encontradas.

Por esta razão não podem fazer o que bem entendem e mantém os seus clientes e os dados deles muito bem protegidos. Seus clientes são seu maior patrimônio afinal de contas.

O Facebook, que nasceu de uma ideia que só adolescentes nerds podem ter, ou seja comparar garotas bonitas da faculdade atribuindo-lhes notas em vários quesitos, evoluiu até se tornar a maior rede social do planeta. Mark Zuzu seu fundador não teria por óbvio, como bancar a expansão de vertiginosa de sua rede sem a ajuda do mercado. Foi até ele e fez um dos maiores IPO  de todos os tempos ( se você não sabe o que é um IPO vá se informar, e amigo, leia mais sua ignorância é preocupante, mas vamos lá, IPO, Initial Public Offering) de todos os tempos captando bilhões de dinheiros americanos para capitalizar sua empresa e tornando milionários vários de seus empregados.

O fato de o Facebook ser uma empresa de capital aberto não faz com que ele vá sair abrindo a vida de seus  clientes, (sim você é um cliente do Facebook caso tenha uma conta lá) uns para os outros só porque ele quer. Isso geraria processos que levariam a empresa a falência em poucos anos além de mostrar uma total falta de tino para administrar um negócio que é muto lucrativo, o que definitivamente não é o caso dos administradores do site.

Em segundo lugar a questão é bem mais embaixo. Acreditar em uma patetada como essa é um atestado de burrice que se prega na testa pois cada vez que você faz uma pesquisa no Google ou qualquer outro site de busca isso vira um dado sobre sua vida que é tabulado junto com tantos outros que você deixa diariamente na sua vida digital. O Google provavelmente saiba mais de você do que amigos próximos seus pois é ele quem você consulta quando quer saber de algo. "Dar um Google" ou "Googlar" é um lugar comum nos dias de hoje e tudo o que você busca lá diz algo sobre você. O Facebook, não precisa divulgar seus dados para saber mais de você pois igualmente tabula suas postagens criando padrões de comportamento que podem facilmente dizer que eu sou um músico fracassado/frustrado, liberal de esquerda pró choice empedernido entre outras características apenas pelas minhas postagens e ele vai em algum momento me direcionar os anúncios que considera ideias que eu veja.

O Youtube "sugere" vídeos para que eu veja baseado em minhas escolhas. Ou seja se você quer privacidade, não entre nas redes sociais e nem mesmo na internet. Mas se entrar, pare de patifaria de pedir para que pessoas percam tempo com atitudes tão inócuas quando um bom Placebo daqueles que se dá a crianças ou adultos hipocondríacos.

Neste mundo em que vivemos privacidade é cada vez mais um quimera e pensar que podemos controlar o que postamos nas redes sociais é um ingenuidade tão grande que deixa de ser ingenuidade para ser burrice rematada! E VALE O ÓBVIO SE NÃO QUER QUE NINGUÉM SAIBA DE ALGO, NÃO PU BLIQUE. SE É PARA POUCOS, DIVIDA ISSO FORA DA REDE SOCIAL. Simples.

Agora, ao terminar de ler este texto pegue o mouse e clique sobre seu nariz. Se ele estiver no lugar deixe de ser besta e vá ler um livro. sugestão de leitura: 1984 George Orwell uma fábula sobre o fim da privacidade com contornos políticos em um ambiente totalitário e de quebra saberá de onde o famigerado programa  da Globo " Big Brother' tirou seu título, embora isso seja o que menos importe!

É isso.

Ouvindo: J. Cash

Nenhum comentário: